Carta Vinho Sintética:
Voluptuoso no olfato, com amoras, frutas vermelhas, chocolate e alcaçuz. Volumoso, fresco, estruturado, com ótima persistência.
Características Climáticas:
O clima é característico de alta montanha, perfeito para o cultivo biodinâmico, com pluviosidade ínfima de 50 a 120mm/ano, noites frias e dias quentes, estes normalmente entre 25 e 31ºC. O gradiente dia-noite pode chegar a 35ºC. A radiação UV é altíssima, com mais de 350 dias de sol no ano, o que favorece a concentração de cor, aromas e açúcares nas uvas.
Características do Solo:
Solos aluviais e coluviais pedregosos e arenosos.
Características Organolépticas:
Rubi profundo com halo purpúreo. Voluptuoso no olfato, com amoras e frutas vermelhas maduras, chocolate, alcaçuz e fina madeira tostada. Intenso ataque gustativo, volumoso mantendo distinto frescor, estruturado por taninos amáveis. Ótima persistência.
Detalhamento Região:
Salta - Alto Valle Calchaquí - Vinhedos entre 1.700-2.500 metros de altitude.
Diretrizes Enogastronômicas:
Músculo estufado com legumes aromáticos, páprica e ervas terrosas; Churrasco brasileiro; Escalopes de marreco ao molho agridoce de amoras; Lingüiça defumada condimentada com erva-doce.
Elaboração:
Vinhedos cultivados biodinamicamente com irrigação por gotejamento. Colheita realizada no final de Março e primeiras semanas de Abril. Maceração a frio por 4 dias, seguida de fermentação alcoólica com leveduras selecionadas e maceração de 18/20 dias. Malolática em tanques de inox para 80% do vinho, o restante em barricas de carvalho francês de 2º uso. O vinho é então amadurecido em barricas de carvalho, com posterior clarificação com ovos da fazenda biodinâmica Colomé.