Barolo Pio Cesare 2008 (375ML)

Uva
Nebbiolo
Tipo
Tinto
Produtor
Pio Cesare
Região
Piemonte
Safra
2008
R$426,20
Consulte prazo de entrega

Ficha Técnica

Acidez Moderadamente Fresco
Amadurecimento 36 Meses Em Carvalho, Sendo 30% Em Barricas Bordalesas E 70% Em “botti”, Barris De 2000 A 5000 Litros De Carvalho Francês De Allier De Vários Anos.
Classificação Legal Barolo D.o.c.g.
Corpo Robusto
Composição De Castas 100% Nebbiolo
Composição Fruta Não
Estado Evolução Não
Estimativa De Guarda 20 Anos +
Fechamento Com Tampa De Rosca Não
Madeira Com Madeira (a Partir De 06 Meses)
Nome Comercial Pio Cesare Barolo 2009 (375ml)
Temperatura De Serviço 20°c. Decantação Recomendada
Premiações Mais Relevantes Não

Características Climáticas: Clima temperado continental, com verões quentes e longos invernos frios, e forte manifestação de névoas no outono.

Características do Solo: margas calcárias da época Helvética, mais friável e de coloração bege clara, de baixa fertilidade.

Características Organolépticas: Rubi tendendo ao granada. Encantador perfil aromático, com pequenos frutos silvestres entremeados a notas de noz moscada, tabaco e alcaçuz. Refinada estrutura tânica, com suculenta e amável acidez. Interminável.

Detalhamento Região: Piemonte - Barolo

Diretrizes Enogastronômicas: Brasato al Barolo (carne bovina cozida longamente no vinho Barolo com especiarias, legumes aromáticos e ervas); Capriolo al ginepro (Veado assado lentamente e servido com molho escuro de zimbro); Tagliolini freschi al tartufo bianco (Massa fina rica em ovos com trufas brancas).

Elaboração: Uvas provenientes principalmente dos vinhedos próprios em Serralunga d’Alba (70%), com pequenas partidas oruindas de fornecedores de longo-prazo em privilegiadas posições de Catiglione Falletto e Monforte d’Alba. Colheita com duração de três semanas (fim de outubro e começo de novembro). Seleção acurada das uvas, com descarte das imperfeitas. Desengace total. Prensagem delicada e fermentação nos tanques de inox em contato com os sólidos, a 25-26°C, por 20 dias. Nesta fase as remontagens foram frequentes, mantendo as cascas sempre imersas e em contato com o mosto. Terminada a fermentação alcoólica, procedeu-se a “svinatura”, ou seja, a separação do vinho da parte sólida “vinaccia”. Malolática completa. Trasfega aos barris de carvalho para envelhecimento. Engarrafamento e manutenção das garrafas nas frias adegas por mais vários meses antes da emissão ao mercado.

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Barolo Pio Cesare 2008 (375ML)

BRL

R$426,20

0