Terrantez Cossart Gordon 1977 (750ML)

Aroma magnífico, com reflexiva paleta olfativa, concentrado e muito intenso. Absurdo equilíbrio gustativo, mantém-se ainda fresco, emociona. Poético final de boca.

Sommelier Enoteca

Uva
Terrantez
Tipo
Porto
Produtor
Cossart Gordon
Região
Madeira
Safra
1977
R$1.134,80
Consulte prazo de entrega

Ficha Técnica

Acidez Não
Amadurecimento 27 Anos Em Cascos De Carvalho Americano.
Classificação Legal V.l.q.p.r.d. (vinho Licoroso De Qualidade Produzido Em Região Determinada)
Corpo Não
Composição De Castas 100% Terrantez
Composição Fruta Não
Estado Evolução Não
Estimativa De Guarda Pronto Para O Consumo. Após Aberto, Guardá-lo Em Posição Vertical Preferencialmente Em Adega Por Tempo Indeterminado.
Fechamento Com Tampa De Rosca Não
Madeira Não
Nome Comercial Não
Temperatura De Serviço 16-18°c. Decantação Recomendada.
Premiações Mais Relevantes Revista De Vinhos 2005: Prêmio De Excelência JoÃo Paulo Martins 2005: 7 Em 8

Carta Vinho Sintética: Aroma magnífico, com reflexiva paleta olfativa, concentrado e muito intenso. Absurdo equilíbrio gustativo, mantém-se ainda fresco, emociona. Poético final de boca.

Características Climáticas: Caracterizado por mesoclimas, apresenta verões quentes e úmidos e invernos amenos. Nas zonas vitícolas encontramos os climas sub-úmidos e úmidos a árido, conforme vamos da costa norte no limite superior para plantação da vinha, até à costa Sul, a cotas inferiores a 150 metros de altitude. Os valores anuais médios de precipitação estão em 3.000 mm nas zonas elevadas e 500mm na costa Sul junto ao mar.

Características do Solo: Solos de origem vulcânica, basálticos em sua maioria. De uma forma geral têm uma textura argilosa e quimicamente apresentam-se ácidos, ricos em matéria orgânica, magnésio e ferro, pobres em potássio e suficientes em fósforo.

Características Organolépticas: Atraente coloração âmbar com reflexos dourados. Aroma magnífico, com reflexiva paleta olfativa, que dispõe de avelãs, figos secos, iodo e toffee. O ataque gustativo inicial revela-se meio doce, para depois apresentar-se com frescor citrino, um distinto Madeira, sem imperfeições, num poético final de boca. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Aroma magnífico, com reflexiva paleta olfativa, concentrado e muito intenso.

Detalhamento Região: Ilha da Madeira – Distante 1.100 km da costa portuguesa.

Diretrizes Enogastronômicas: Torta de nozes e café; Queijos portugueses (Serra da Estrela, Azeitão, Serpa, Rabaçal) e de mofo azul (Stilton, Roquefort, Gorgonzola); Como vinho de meditação na companhia de charutos potentes (Bolivar Corona, Partagas Serie D. N°4, Sancho Panza Belicoso).

Elaboração: Vinho de um só ano. Colheita manual, seguida de fermentação com leveduras naturais e na ausência das películas. Fortificação efetuada com álcool vínico a 96°v/v, de forma a conservar o teor de açúcar natural desejado. Amadurecimento em cascos de carvalho americano segundo o processo tradicional de “Canteiro” por longos anos. Após esta “estufagem gradual”, o vinho foi colocado nos locais mais frescos do armazém das Mercês até o engarrafamento em 2004.

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Terrantez Cossart Gordon 1977 (750ML)

BRL

R$1.134,80

0