Neromoro Montepulciano D'Abruzzo Colline Teramane Nicodemi 2013 (750ML)

Muito intenso com licor de mirtilo, ameixa, húmus e café. Concentrado, elegante, sápido, de longo final.

Sommelier Enoteca

Uva
Montepulciano D'abruzzo
Tipo
Tinto
Produtor
Nicodemi
Região
Abruzzo
Safra
2013
R$340,30
Consulte prazo de entrega

Ficha Técnica

Acidez Não
Amadurecimento 16 Meses Em Barricas Novas De Carvalho Francês.
Classificação Legal Montepulciano D’abruzzo Colline Teramane D.o.c.g.
Corpo Não
Composição De Castas 100% Montepulciano
Composição Fruta Não
Estado Evolução N/a
Estimativa De Guarda 12 Anos +
Fechamento Com Tampa De Rosca Não
Madeira Não
Nome Comercial Não
Temperatura De Serviço 18 °c. Decantação Recomendada.
Premiações Mais Relevantes Não

Carta Vinho Sintética: Muito intenso com licor de mirtilo, ameixa, húmus e café. Concentrado, elegante, sápido, de longo final.

Características Climáticas: Clima mediterrâneo condicionado pelos Apeninos Centrais a oeste e pelo Mar Adriático a leste. De caráter continental marcado na parte ocidental dos Apeninos, o clima se torna mais agradável à medida que se aproxima do mar, ainda assim com excursões térmicas importantes e temperatura média anual entre 12 e 16°C. A pluviosidade é baixa na costa e nas colinas intermediárias, aumentando nos primeiros relevos mais elevados dos Apeninos.

Características do Solo: Solos predominantemente calcários, com presença de argila.

Características Organolépticas: Coloração rubi concentrada. Olfato muito intenso de licor de mirtilo, ameixa, húmus, café e ervas mediterrâneas. Impactante concentração em boca mas elegante, com mineralidade e frescor em sinergia. Longo final.

Detalhamento Região: Abruzzo - Província de Teramo - Seleção de 4 hectares de vinhedos plantados em 1970 e 1988 em colinas intermediárias de 250 a 300m de altitude, com exposição leste/sudeste.

Diretrizes Enogastronômicas: Capretto alla neretese (cabrito estufado com tomates maduros, ervas e legumes aromáticos, finalizado com pimentões vermelhos assados); Massa fresca com ragú de cordeiro e peperoncino; Lombinho de cordeiro ao molho de zimbro; Queijo pecorino curado com geléia de mirtilo.

Elaboração: Colheita manual em outubro, com seleção de uvas no vinhedo e na vinícola. Produtividade média de 40hl/ha. Após o desengace, as uvas são fermentadas em inox com controle de temperatura de 28-30°C, com maceração de 15-20 dias. Fermentação malolática e amadurecimento em barricas. Permanência de 8 meses em garrafa antes de sair ao comércio.

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Neromoro Montepulciano D'Abruzzo Colline Teramane Nicodemi 2013 (750ML)

BRL

R$340,30

0