Recioto Della Valpolicella Michele Castellani 2007 (500ML)

Emana aromas de licor de cereja, baunilha, alcaçuz e chocolate. Concentrado, sápido, conjunto impactante de longuíssima persistência.

Sommelier Enoteca

Uva
Corvina Veronese
Tipo
Sobremesa
Produtor
Michele Castellani
Região
Veneto
Safra
1998
R$389,40
Consulte prazo de entrega

Ficha Técnica

Acidez Não
Amadurecimento 15 Meses Em Barricas Novas (70%), De 2 E 3ª Passagem De Carvalho Francês (225 E 500 Litros) De Média Tostagem.
Classificação Legal Recioto Della Valpolicella Classico D.o.c.
Corpo Não
Composição De Castas 70% Corvina Veronese, 25% Rondinella, 5% Molinara
Composição Fruta Não
Estado Evolução Não
Estimativa De Guarda 12 Anos +
Fechamento Com Tampa De Rosca Não
Madeira Não
Nome Comercial Não
Temperatura De Serviço 14 °c
Premiações Mais Relevantes Gambero Rosso 2010: 2 Bicchieri Rossi Em 3

Carta Vinho Sintética: Emana aromas de licor de cereja, baunilha, alcaçuz e chocolate. Concentrado, sápido, conjunto impactante de longuíssima persistência.

Características Climáticas: Clima continental abrandado pela vizinhança do Lago de Garda, o mais longo da Itália, criando as condições ideais para a viticultura. As precipitações são relativamente altas, concentrando-se no outono. Vinhedos colinares com excelente exposição sudoeste, a cerca de 300 metros de altitude.

Características do Solo: Solos argilosos, com pedra calcária do período Eocenio.

Características Organolépticas: Coloração rubi concentrada, certa evolução na borda. Emana muitos aromas de frutas vermelhas em licor (cereja) em boa fusão as especiarias (baunilha), alcaçuz e chocolate. Concentrado na boca, com destacada acidez, conjunto impactante, longuíssima persistência.

Detalhamento Região: Veneto - Valpolicella Classico - Marano

Diretrizes Enogastronômicas: Sobremesas à base de chocolate, queijos nobres curados, queijos de massa dura e queijos de mofo azul. Perfeito vino da meditazione.

Elaboração: Colheita no final de setembro, com seleção das alas dos cachos (“recie”) com uvas perfeitamente maduras, mais expostas ao sol, que são colocadas em caixas perfuradas para a desidratação (em apenas uma camada). A desidratação, com perda de 45% do peso da uva, ocorre de outubro a janeiro em fruttaio: salas amplas com muitas janelas para ventilação. As uvas atacadas pela Botrytis neste processo são eliminadas. Terminada a passificação, procede-se a prensagem e a fermentação em tanques de inox, que é interrompida com a svinatura (separação dos sólidos do vinho) quando o teor alcoólico atinge entre 10 e 11°GL. Sucessivas trasfegas desaceleram a fermentação até a sua finalização completa, permanecendo um açúcar residual de 130g/l. Amadurecimento em barricas de carvalho. Permanência mínima de 8 meses em garrafa antes da comercialização.

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Recioto Della Valpolicella Michele Castellani 2007 (500ML)

BRL

R$389,40

0