Vin Santo Di Chianti Classico Rocca Delle Macie 2009 (750ML)

Complexo e rico em várias camadas de frutas secas, marzipã e tons etéreos. Untuoso e equilibrado por viva acidez.

Sommelier Enoteca

Uva
Trebbiano Toscano
Tipo
Sobremesa
Produtor
Rocca Delle Macie
Região
Toscana
Safra
2008
R$239,40
Consulte prazo de entrega

Ficha Técnica

Acidez Não
Amadurecimento 36-48 Meses Em Pequenas Barricas De Carvalho Francês E Da Eslavonia, Conhecidas Localmente Como Caratelli.
Classificação Legal Vin Santo Del Chianti Classico D.o.c.
Corpo Não
Composição De Castas 70% Trebbiano Toscano, 30% Malvasia Bianca Lunga.
Composição Fruta Não
Estado Evolução Não
Estimativa De Guarda 15 Anos
Fechamento Com Tampa De Rosca Não
Madeira Não
Nome Comercial Não
Temperatura De Serviço 14-16°c.
Premiações Mais Relevantes Não

Carta Vinho Sintética: Complexo e rico em várias camadas de frutas secas, marzipã e tons etéreos. Untuoso e equilibrado por viva acidez.

Porque comprar: ROCCA DELLE MACÌE: Entre os produtores mais aclamados da Toscana! Um dos fortificados mais tradicionais que existe!

Características Climáticas: As várias pequenas elevações ao norte protegem bem os vinhedos, gerando um mesoclima relativamente quente e seco, com boa luminosidade, importante diferença térmica dia-noite e estação de amadurecimento positivamente longa.

Características do Solo: Margas argilo-calcárias ricas em galestro (pedras que se desfazem em lâminas com pontas pronunciadas).

Características Organolépticas: Dourado intenso e cristalino. Complexo e inebriante em suas camadas aromáticas de nozes, figos secos, marzipã e notas etéreas. Excelente equilíbrio entre a doçura e o frescor.

Detalhamento Região: Toscana - Chianti Classico

Diretrizes Enogastronômicas: Excelente com a pasticceria secca típica toscana: cantucci (biscoitos de amêndoas que tradicionalmente são imersos no vinho), ricciarelli, amaretti, brigidini. Perfeito com queijos curados e mel: pecorino stagionato com mel de castanha e raspas de casca de laranja. Ótimo com sobremesas à base de frutas assadas (maçã, damascos, mangas) e em compotas (crostata com geléia de damasco), mel, nozes, avelãs, amêndoas ou caramelo. Também vinho da meditazione, para ser apreciado sem acompanhamento.

Elaboração: Colheita na terceira e quarta semana de setembro. As uvas são levadas ao appassimento, dependuradas em fios à maneira tradicional, até fevereiro. A difícil fermentação ocorre em pequenas barricas conhecidas localmente como caratelli, e pode durar de 1 ano e meio até dois anos. O vinho permanece por mais longos anos em envelhecimento oxidativo nestas barricas.

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Vin Santo Di Chianti Classico Rocca Delle Macie 2009 (750ML)

BRL

R$239,40

0