Brote Negro Malbec Colección De Familia Viña Alicia 2009 (750ML)

Uva
Malbec
Tipo
Tinto
Produtor
Viña Alicia
Região
Luján De Cuyo
Safra
2009
R$413,50
Consulte prazo de entrega

Ficha Técnica

Acidez Moderadamente Fresco
Amadurecimento 16 Meses Em Barricas Novas De Carvalho Francês Novas.
Classificação Legal Não
Corpo Robusto
Composição De Castas 100% Malbec 'brote Negro', Uma Raridade Natural, Detectada Neste Vinhedo Muito Antigo (mais De 80 Anos) De Uvas Malbec. As Características Mais Partic
Composição Fruta Não
Estado Evolução N/a
Estimativa De Guarda 20 Anos
Fechamento Com Tampa De Rosca Não
Madeira Com Madeira (a Partir De 06 Meses)
Nome Comercial Viña Alicia Brote Negro Malbec 2009 (750ml)
Temperatura De Serviço 18-20°c. Decantação Recomendada
Premiações Mais Relevantes Vinous, Antonio Galloni: 92 Pontos.

Porque comprar: Viña Alicia: Entre os 5 melhores produtores da Argentina para Parker! Sempre altamente pontuado! Um Malbec raro, de produção ínfima, entre os mais soberbos da Argentina.

Características Climáticas: Clima muito seco, invernos frios, primaveras agradáveis, verões frescos. Grandes diferenças térmicas entre o dia e a noite. Temperatura média de verão de 22°C. Temperatura média no inverno de 6°C e temperatura mínima no inverno de -6°C. Precipitação anual de 200 mm.

Características do Solo: Manejo rigorosamente orgânico. Solo de origem aluvial. Solo franco argilo-calcário, sobre um sub-solo muito pedregoso de excelente porosidade e drenagem, permitindo às raízes de chegar a grandes profundidades em busca de umidade e de nutrientes minerais. Irrigação com água de degelo das montanhas, ricas em minerais.

Características Organolépticas: Vinho de coloração púrpura intensa, de enorme consistência. Aromas poderosos e focados de frutas maduras (cerejas, framboesas e ameixas), uvas passificadas, alcaçuz e violeta. Boca grandiosa, uma orquestra completa, com taninos riquíssimos e final sensacional.

Detalhamento Região: Luján de Cuyo - Vinhedo de Las Compuertas (1.200 metros de altitude)

Diretrizes Enogastronômicas: Filet de cervo com groselhas; Javali em dolceforte, lebre em salmì, cabrito, cordeiro, queijos duros muito curados.

Elaboração: Vinhedos plantados em espaldeiras baixas com alta densidade de 5.500 a 6.000 plantas por hectare, e baixos rendimentos (4 a 5 cachos por planta). A colheita se realiza manualmente, em pequenas caixas com capacidade de 12 a 15 kgs, no final de março. Seleciona-se nos vinhedos os cachos perfeitos. Na cantina procede-se uma segunda seleção sobre as mesas, para classificar completamente os cachos que devam ter uma maturidade homogênea (ponto de maturação dado pelo sabor das uvas, a tensão das cascas, a maturidade e a doçura dos taninos e das sementes, o açúcar e a acidez). Após o desengaçe, os grãos são mantidos durante 48 horas a 7°C, para uma extração mais efetiva dos antocianos. Fermentação com as leveduras naturais do vinhedo, fornecendo as características do ''terroir'', a temperaturas iniciais de 28-30°C, sem retirada das sementes, para conseguir um maior aporte de polifenóis (10-12 dias). São realizadas duas remontagens diárias nesta fase. Após o descube, as cascas são prensadas hidraulicamente, a não mais de duas atmosferas de pressão, e o vinho de prensa obtido colocado em barricas independentes. O vinho de gota passa a barricas novas (50%) e de 1 ano (50%) de carvalho francês, onde se realiza a fermentação malolática. A cada 3 meses se realiza uma trasfega, acompanhando com degustações a evolução do vinho. Cumprido o envelhecimento em barricas, trasfega-se o mesmo a tanques vetrificados em câmara fria, até atingir estabilidade e harmonia, clarificando-o com claras de ovos antes do engarrafamento, que ocorre sem qualquer processo de filtração. Permanência das garrafas em caves subterrâneas até a emissão ao mercado.

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Brote Negro Malbec Colección De Familia Viña Alicia 2009 (750ML)

BRL

R$413,50

0